Pages

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Certeza da salvação

A CERTEZA DE SALVAÇÃO 

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, 
para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16

Introdução: A partir de hoje, nós vamos ministrar uma serei de palavras sobre a Visão dos Vencedores. E vamos começar com A CERTEZA DE SALVAÇÃO!
Nós vivemos numa época em que as pessoas estão muito mais voltadas para o aqui e o agora. Não estão muito preocupadas com as promessas de Deus para o Reino vindouro. 
A idéia hoje é o seguinte: Como eu posso ter (adquirir, possuir) hoje aqui? Então eu só vou ao culto, só vou orar e buscar pra ter algo hoje. Eu preciso hoje de um carro, eu preciso hoje de um emprego, eu preciso de uma bênção. Não que isso de fato seja errado. É obvio que o evangelho tem o poder de atuar hoje aqui e agora. É evidente que Deus pode mudar nossa vida aqui e agora. Todavia o cristianismo está alicerçado numa esperança. E a Bíblia chama de esperança da glória. Portanto, os filhos de Deus, precisam saber a respeito dessa glória vindoura. A respeito daquilo que vai ser no futuro. Tem que saber a respeito da visão dos Vencedores.
Nós vamos definir isso aqui para você, todavia de antemão, eu quero que você saiba de algo: Que na igreja existem crentes vencedores e existem crentes derrotados.
Mas alguém pode dizer: “esse crente derrotado, não é salvo”. É justamente essa a questão que nós queremos tratar. Muitos acham que o crente vencedor é crente de verdade e o crente derrotado nunca se converteu. Mas isso contraria um principio vital da Palavra de Deus. 
“Nós somos salvos pela graça”. Não é por merecimento, não é porque você é bonzinho, não é porque você faz boas obras. Nem é porque você é vencedor. Na verdade Deus nos amou quando éramos ainda pecadores. E nos amou na condição de caídos e nos deu gratuitamente a vida eterna através do seu filho.
Portanto, nós não podemos dizer que porque um crente, não vive uma vida como deveria, ele está perdido. Por isso quando nós começamos a falar da visão dos vencedores o primeiro ponto para nós é estudar a cerca da Certeza de salvação. Caso contrário, todas as vezes que nos depararmos com ou um crente que está vivendo uma vida diferente daquilo que o Senhor planejou, a gente vai dizer que “esse aí não nasceu de novo. Esse aí não é de Deus”
Portanto, é fundamental que nós entendamos que o crente (aquele que serve ao Senhor na Igreja) é salvo. E uma vez que ele é salvo, ele é salvo eternamente. Não existe tal coisa como perder a salvação na Palavra de Deus. A salvação é eterna! 
A salvação foi dada ao homem para a eternidade. Por isso, não tem possibilidade de alguém que de fato nasceu de novo, vir a perecer. 
Isso não quer dizer que um crente não pode ser castigado. Eu estou dizendo que ele está salvo.
Também não significa que não possa ser julgado. E inclusive pode até vir a perder a recompensa. Mas todo crente é salvo!
Se um crente possui pecados e ele não se arrependeu desses pecados, ele pode vir até ser disciplinado ser até punido, no tribunal de Cristo.
Todavia, o que eu quero enfatizar é que um crente que é salvo, que de fato nasceu de novo, não pode mais perder a salvação... 
Por isso vamos começar vendo algumas provas bíblicas, práticas e espirituais, que um filho de Deus não pode perder a salvação:
F.T.: A primeira prova é...
I - A GRAÇA E O AMOR DE DEUS
1.1.Todos nós sabemos que a salvação é pela graça. É um dom ou presente de Deus. Nossos méritos e nossas obras não têm absolutamente nada a ver com isso.
1.2. Se é graça, então, nunca podemos ser tidos como devedores diante de Deus. Se demonstrar graça aos outros, não posso esperar qualquer pagamento. Se eu tive por algum momento o pensamento de ser recompensado, isso seria um empréstimo e não graça.
1.3. Se Deus nos dá a salvação com a esperança de que mais tarde lhe devolvamos boas obras isso não é graça. O que é dado de graça não pode ser retribuído.
1.4. O pensamento comum é que Deus me salvou, mas agora ele espera que eu retribua com uma vida correta. Mas o que é de graça, não pode ser retribuído. 
1.5. A Bíblia diz claramente que a salvação é um dom ou presente de Deus.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito (Presente) de Deus
é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Rm 6:23
O pecado exige salário, exige pagamento. Mas a salvação é baseada na graça!
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 
não de obras, para que ninguém se glorie.
Ef. 2:8-9
O dom de Deus é a vida eterna, assim não é possível perder a vida eterna que recebemos.

1.7. Muitos nos acusam de pregar um evangelho barato. Mas nós não pregamos um evangelho barato. Nós pregamos um evangelho de graça. O que é totalmente diferente! O evangelho que pregamos não é barato, é caro. Tão caro que ninguém pode pagar. Portanto, não pregamos um evangelho barato, pregamos o evangelho da graça de Deus. 
1.8. Alguém pode dizer: “Isso é muito fácil”. É mesmo. É fácil demais. Por isso o inferno existe. Porque como pode, com tanta graça de Deus alguém ainda querer ir para o inferno. Se ele não aceita ser salvo com tanta graça tem que ir para o inferno mesmo.
• Deus nos salvou por causa do seu amor. Isso está claro em João 3.16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo. 3:16
• Se quando nós éramos pecadores Deus nos amou ao ponto de nos dar a vida de seu Filho, seria possível Deus rejeitar alguém depois de convertido que se tornou fraco ou inconstante? O amor de Deus não muda e a sua graça também não.
• Se Deus amou você quando você estava blasfemando, quando você era inimigo, quanto mais agora. Esse é que é o raciocínio dos céus. Porque um crente fraco ainda é melhor do que um ímpio. O amor de Deus não mudou. Continua o mesmo!
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
Jo. 13.1
1.9. Outro ponto importante é saber que o Salvador é mais importante que a vida eterna que ele dá. O filho de Deus é mais importante do que a salvação. Então se ele não poupou o filho, ele vai agora mudar em relação a salvação.
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Rm. 8.32
• Se Deus quis nos dar seu Filho por nossos pecados gratuitamente, pensaria ele em tomar a vida eterna após algumas considerações a nosso respeito?
• Por isso, pedir nunca é demais. Porque Deus já te deu tudo. Agora, qualquer coisa que você pedir diante da doação do seu Próprio filho ainda é pouco. Aquele que não negou o seu único filho vai negar uma geladeira? Vai negar um salário melhor? Por isso, nunca tenha constrangimento de pedir qualquer coisa a Deus.
• UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE! 

F.T.: A segunda prova da salvação é que...
2. DEUS PLANEJOU SALVAR-NOS
2.1. A salvação de Deus não foi um acidente, mas um ato planejado e proposital. A salvação foi planejada há muito tempo com um plano definido.
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Rm. 8:29-30
2.2. Nós fomos salvos quando fomos justificados, Deus, porém nos conheceu há muito tempo, nossa justificação é que veio mais tarde.
2.3. O texto de Romanos é uma corrente onde o primeiro elo é o conhecimento prévio de Deus. (Presciência) O segundo é a nossa predestinação. O terceiro elo é o chamamento. A justificação (a justificação é o dia do nosso novo nascimento) é o quarto elo. O quinto elo é a glorificação.
2.4. Nós pensamos que conhecemos a Deus quando fomos justificados, mas Deus já nos conhecia. E aqueles que Deus conheceu ele marcou. Ele nos marcou para sermos idênticos a Jesus. Ele não quer ter um único filho, mas deseja que sejamos filhos assim como Jesus é.
2.5. A nossa história com Deus não começa no dia da conversão quando fomos justificados, mas começa na presciência de Deus. Se perdêssemos a nossa salvação seria o caso de questionar a onisciência de Deus. Se ele sabia que seria salvo, como não ser agora?
2.6. Deus não pode mudar a nossa justificação sem afetar a sua presciência, predestinação e chamamento.
2.7. Deus é o princípio e o fim, o alfa e ômega (Ap. 22:13). Nós começamos e não terminamos, mas Deus, nunca. A obra que Deus começou não pode parar na metade do caminho. A salvação é obra de Deus, não é obra nossa. Foi Deus quem nos salvou.
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós 
há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Fp. 1:6

2.8. A nossa salvação está eternamente segura. Se depender de nós iremos falhar, mas a obra de começar é cumprida por ele e também a obra de preservar.
• Quem começou a obra da salvação? Se foi Deus. Ele vai terminar. Efésios diz que nós estávamos mortos. Você nunca podia ir até Jesus. Portanto foi Deus que foi até você. Portanto, se ele começou, ele vai terminar. 
• Por isso, nós podemos dizer que a salvação é terna. Que um crente pode ter certeza da salvação. Que uma vez salvo você é salvo eternamente. Porque Deus começou a obra ele mesmo é que vai concluir. 

F.T.: A terceira prova da salvação é que...
III - FOMOS FEITOS FILHOS DE DEUS
3.1. Que tipo de salvação recebemos? A salvação é uma obra de regeneração, ou seja, recebemos a vida de Deus. A salvação que você tem não é simplesmente o livramento do inferno. A Salvação envolve o novo nascimento. 
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
a saber, aos que crêem no seu nome.
Jo. 1.12
3.2. Somos nascidos de Deus. Recebemos o poder de sermos feitos seus filhos. Nascemos de novo pelo Espírito Santo de Deus. Ou seja, a natureza de Deus entrou em você. 
Todo aquele que CRÊ QUE JESUS É O CRISTO É NASCIDO DE DEUS; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
I Jo. 5:1
3.3. Quando um pecador crê no Senhor Jesus ele é salvo e Deus lhe dá uma nova vida.
Sabemos então que Deus nos gerou. Somos agora seus filhos. Como esse relacionamento pode ser desfeito?
Ilust.: Mesmo que seu filho seja rebelde, e envergonhe você, ainda assim continuará sendo seu filho.

3.4. O mesmo acontece entre nós e Deus. Recebemos o poder de sermos feitos filhos. Mesmo se tornamos desobedientes e indisciplinados ainda somos filhos de Deus, é uma questão de natureza e relacionamento. Não há mais como mudar isso.
3.4. A única alternativa para acabar com o relacionamento de pai e filho é pela morte de um dos dois. Sabemos que Deus não morre e agora que recebemos a vida eterna a morte também não tem mais poder sobre nós.
Depois que Adão pecou Deus colocou um querubim com a espada flamejante diante da árvore da vida. Deus fez isso para que Adão não comesse do fruto da árvore da vida e assim vivesse eternamente.
Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. 
Gn. 3:22
3.5. Se Adão comesse da Árvore da Viva, ele viveria eternamente no pecado. Ou seja, ele não morreria mais. Ou seja, aquele Querubim que impedia o acesso a árvore da vida, agora liberou o acesso a Deus. O caminho é Jesus. E quando ele come desse fruto da árvore da vida, ele nunca mais pode perecer. Por isso, que a ceia é comer a carne e beber o sangue de Cristo. O véu que separava, já não separa mais! 
3.6. Nós somos os redimidos. Nós hoje comemos do fruto verdadeiro da árvore da Vida que é Jesus e por isso recebemos a vida eterna e viveremos eternamente. Isso é um fato que não pode ser mudado.
3.7. Mesmo que morra a morte não é o fim, porque a ressurreição será triunfo final sobre a morte. Quando Jesus vier lá do túmulo, os mortos ouvirão a sua voz e se levantarão. Então mesmo lá no cemitério a vida está presente. 
• Isso não significa que esse filho não possa ser disciplinado se ele fizer coisas erradas. Mas uma vez que ele se tornou filho, será filho para sempre. Se você é filho, é bom ter temor do seu pai. Porque uma hora a vara pode vir. Mas nunca deixa de ser filho. 
• Isso é uma base onde edificamos a vida cristã! Deus só disciplina filhos!

F.T.: A quarta prova da certeza da salvação é que...
IV - SOMOS MEMBROS DE CRISTO
4.1. Quando fomos salvos não fomos apenas regenerados, mas nos tornamos um espírito com o Senhor (I Cor. 6:17). Além disso nos tornamos membros do seu corpo.
Mas aquele que se une (amalgamado) ao Senhor é um espírito com ele.
I Cor. 6.17
Ora, vós sois corpo de Cristo; e, INDIVIDUALMENTE, membros desse corpo. 
I Cor. 12.27
Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.
I Cor. 6.15
4.2. O texto está dizendo, que o nosso próprio corpo físico é membro de Cristo. Nossa mente natural nunca conseguirá compreender isso totalmente.
4.3. Quando um pecador se converte ele não apenas recebe a regeneração e a vida eterna, mas se torna unido ao corpo de Cristo para se tornar um membro de Cristo.
4.6. O corpo de Cristo não é apenas uma ilustração, ele é uma realidade espiritual, algo concreto.
De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; 
e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
I Cor. 12.26
4.7. I Cor. 12. 26 diz que se um membro do corpo sofre todos os outros sofrem com ele. Se um membro tiver de ir para o inferno então todos os outros membros sofreriam. Esta é a unidade do corpo de Cristo.
Maridos amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Ef. 5.25-27
• A Igreja é o corpo de Cristo. O Senhor está purificando esse corpo pela água da Palavra até poder apresentá-lo igreja gloriosa sem defeito algum. Mas se um membro puder se perder então terá um corpo mutilado e não um corpo perfeito. O Senhor vai apresentar o corpo completo. Ele vai até o final. 
• Assim um membro do corpo não pode se perder jamais. Uma vez salvo, salvo para sempre.
• Mesmo que ele tenha que disciplinar, mesmo que ele tenha que nos tratar, mas ele vai nos levar até o final. 

F.T.: A quinta prova da certeza da salvação é que...
V - SOMOS CASA ESPIRITUAL DE DEUS:
5.1. Quando os cristãos individuais se reúnem eles se tornam um templo. Todo cristão é como uma pedra nesse edifício e o Senhor Jesus é o alicerce. Ele é fundamento, uma grande pedra e nós somos pequenas pedras edificadas sobre ele.
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”
I Pe. 2:5
5.2. Deus é um planejador e arquiteto e ele já separou o material para a edificação de sua casa. Nem uma pedra escolhida será perdida.
Edificava-se a casa com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.
I Rs. 6:7
5.3. Temos como ilustração a edificação do templo. As pedras eram cortadas e lapidadas na montanha assim na edificação não houve som de instrumentos de ferro. As pedras eram apenas encaixadas.
5.4. As pedras já vieram pré-moldadas. E o encaixa era tão perfeito que não cabia um fio de cabelo entre ele. Foi um projeto perfeito. Não tinha barulho de martelo. Porque cada pedra era exatamente o que deveria ser. Isso nos fala de uma obra de engenharia magnífica. 
• Será que os peritos de Salomão eram mais hábeis na edificação que o próprio Deus?
• Deus cometeria equívocos, quando assentasse uma pedra? Deus não saberia calcular?
• No Velho Testamento ele usou homens para edificar, mas no Novo Testamento Ele próprio edifica. Se estamos no templo de Deus nunca podemos perder-nos.
• Deus é um habilidoso construtor. Uma vez que ele é o arquiteto e você é parte dessa construção, não é possível Deus descartar você. 
• Nós não sabemos quem é salvo e quem não é. Temos algumas evidências. Também não estamos aqui para julgar quem é e quem não é. A nossa preocupação é dar para os que são salvos a paz e a certeza de que sua salvação não se perde. 

Conclusão: Não tenha medo de afirmar que a SALVAÇÃO É ETERNA. Muitas vezes essa tem sido a estratégia do diabo para levar a pessoa de vez ao pecado. Quando ela não tem a sua fé fundamentada em base sólida, e de repente vem a pecar. O primeiro pensamento que o diabo coloca é a dúvida sobre o ser ou não ser filho de Deus.
Veja que na tentação de Jesus por três vezes a estratégia dele foi a mesma: “Se tu és filho de Deus...” 
Mas quando você ouvir de novo a voz do Diabo, questionando se você nasceu de novo. Se de fato você é um filho de Deus, você irá responder para ele: “Ouça aqui satanás com pão ou sem pão eu sou filho de Deus”. A salvação é um presente de Deus, ninguém toma e ninguém 

Resumo da ministração do Pr Aluizio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Certeza da salvação

A CERTEZA DE SALVAÇÃO 

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, 
para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3.16

Introdução: A partir de hoje, nós vamos ministrar uma serei de palavras sobre a Visão dos Vencedores. E vamos começar com A CERTEZA DE SALVAÇÃO!
Nós vivemos numa época em que as pessoas estão muito mais voltadas para o aqui e o agora. Não estão muito preocupadas com as promessas de Deus para o Reino vindouro. 
A idéia hoje é o seguinte: Como eu posso ter (adquirir, possuir) hoje aqui? Então eu só vou ao culto, só vou orar e buscar pra ter algo hoje. Eu preciso hoje de um carro, eu preciso hoje de um emprego, eu preciso de uma bênção. Não que isso de fato seja errado. É obvio que o evangelho tem o poder de atuar hoje aqui e agora. É evidente que Deus pode mudar nossa vida aqui e agora. Todavia o cristianismo está alicerçado numa esperança. E a Bíblia chama de esperança da glória. Portanto, os filhos de Deus, precisam saber a respeito dessa glória vindoura. A respeito daquilo que vai ser no futuro. Tem que saber a respeito da visão dos Vencedores.
Nós vamos definir isso aqui para você, todavia de antemão, eu quero que você saiba de algo: Que na igreja existem crentes vencedores e existem crentes derrotados.
Mas alguém pode dizer: “esse crente derrotado, não é salvo”. É justamente essa a questão que nós queremos tratar. Muitos acham que o crente vencedor é crente de verdade e o crente derrotado nunca se converteu. Mas isso contraria um principio vital da Palavra de Deus. 
“Nós somos salvos pela graça”. Não é por merecimento, não é porque você é bonzinho, não é porque você faz boas obras. Nem é porque você é vencedor. Na verdade Deus nos amou quando éramos ainda pecadores. E nos amou na condição de caídos e nos deu gratuitamente a vida eterna através do seu filho.
Portanto, nós não podemos dizer que porque um crente, não vive uma vida como deveria, ele está perdido. Por isso quando nós começamos a falar da visão dos vencedores o primeiro ponto para nós é estudar a cerca da Certeza de salvação. Caso contrário, todas as vezes que nos depararmos com ou um crente que está vivendo uma vida diferente daquilo que o Senhor planejou, a gente vai dizer que “esse aí não nasceu de novo. Esse aí não é de Deus”
Portanto, é fundamental que nós entendamos que o crente (aquele que serve ao Senhor na Igreja) é salvo. E uma vez que ele é salvo, ele é salvo eternamente. Não existe tal coisa como perder a salvação na Palavra de Deus. A salvação é eterna! 
A salvação foi dada ao homem para a eternidade. Por isso, não tem possibilidade de alguém que de fato nasceu de novo, vir a perecer. 
Isso não quer dizer que um crente não pode ser castigado. Eu estou dizendo que ele está salvo.
Também não significa que não possa ser julgado. E inclusive pode até vir a perder a recompensa. Mas todo crente é salvo!
Se um crente possui pecados e ele não se arrependeu desses pecados, ele pode vir até ser disciplinado ser até punido, no tribunal de Cristo.
Todavia, o que eu quero enfatizar é que um crente que é salvo, que de fato nasceu de novo, não pode mais perder a salvação... 
Por isso vamos começar vendo algumas provas bíblicas, práticas e espirituais, que um filho de Deus não pode perder a salvação:
F.T.: A primeira prova é...
I - A GRAÇA E O AMOR DE DEUS
1.1.Todos nós sabemos que a salvação é pela graça. É um dom ou presente de Deus. Nossos méritos e nossas obras não têm absolutamente nada a ver com isso.
1.2. Se é graça, então, nunca podemos ser tidos como devedores diante de Deus. Se demonstrar graça aos outros, não posso esperar qualquer pagamento. Se eu tive por algum momento o pensamento de ser recompensado, isso seria um empréstimo e não graça.
1.3. Se Deus nos dá a salvação com a esperança de que mais tarde lhe devolvamos boas obras isso não é graça. O que é dado de graça não pode ser retribuído.
1.4. O pensamento comum é que Deus me salvou, mas agora ele espera que eu retribua com uma vida correta. Mas o que é de graça, não pode ser retribuído. 
1.5. A Bíblia diz claramente que a salvação é um dom ou presente de Deus.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito (Presente) de Deus
é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Rm 6:23
O pecado exige salário, exige pagamento. Mas a salvação é baseada na graça!
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 
não de obras, para que ninguém se glorie.
Ef. 2:8-9
O dom de Deus é a vida eterna, assim não é possível perder a vida eterna que recebemos.

1.7. Muitos nos acusam de pregar um evangelho barato. Mas nós não pregamos um evangelho barato. Nós pregamos um evangelho de graça. O que é totalmente diferente! O evangelho que pregamos não é barato, é caro. Tão caro que ninguém pode pagar. Portanto, não pregamos um evangelho barato, pregamos o evangelho da graça de Deus. 
1.8. Alguém pode dizer: “Isso é muito fácil”. É mesmo. É fácil demais. Por isso o inferno existe. Porque como pode, com tanta graça de Deus alguém ainda querer ir para o inferno. Se ele não aceita ser salvo com tanta graça tem que ir para o inferno mesmo.
• Deus nos salvou por causa do seu amor. Isso está claro em João 3.16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jo. 3:16
• Se quando nós éramos pecadores Deus nos amou ao ponto de nos dar a vida de seu Filho, seria possível Deus rejeitar alguém depois de convertido que se tornou fraco ou inconstante? O amor de Deus não muda e a sua graça também não.
• Se Deus amou você quando você estava blasfemando, quando você era inimigo, quanto mais agora. Esse é que é o raciocínio dos céus. Porque um crente fraco ainda é melhor do que um ímpio. O amor de Deus não mudou. Continua o mesmo!
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
Jo. 13.1
1.9. Outro ponto importante é saber que o Salvador é mais importante que a vida eterna que ele dá. O filho de Deus é mais importante do que a salvação. Então se ele não poupou o filho, ele vai agora mudar em relação a salvação.
Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?
Rm. 8.32
• Se Deus quis nos dar seu Filho por nossos pecados gratuitamente, pensaria ele em tomar a vida eterna após algumas considerações a nosso respeito?
• Por isso, pedir nunca é demais. Porque Deus já te deu tudo. Agora, qualquer coisa que você pedir diante da doação do seu Próprio filho ainda é pouco. Aquele que não negou o seu único filho vai negar uma geladeira? Vai negar um salário melhor? Por isso, nunca tenha constrangimento de pedir qualquer coisa a Deus.
• UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE! 

F.T.: A segunda prova da salvação é que...
2. DEUS PLANEJOU SALVAR-NOS
2.1. A salvação de Deus não foi um acidente, mas um ato planejado e proposital. A salvação foi planejada há muito tempo com um plano definido.
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Rm. 8:29-30
2.2. Nós fomos salvos quando fomos justificados, Deus, porém nos conheceu há muito tempo, nossa justificação é que veio mais tarde.
2.3. O texto de Romanos é uma corrente onde o primeiro elo é o conhecimento prévio de Deus. (Presciência) O segundo é a nossa predestinação. O terceiro elo é o chamamento. A justificação (a justificação é o dia do nosso novo nascimento) é o quarto elo. O quinto elo é a glorificação.
2.4. Nós pensamos que conhecemos a Deus quando fomos justificados, mas Deus já nos conhecia. E aqueles que Deus conheceu ele marcou. Ele nos marcou para sermos idênticos a Jesus. Ele não quer ter um único filho, mas deseja que sejamos filhos assim como Jesus é.
2.5. A nossa história com Deus não começa no dia da conversão quando fomos justificados, mas começa na presciência de Deus. Se perdêssemos a nossa salvação seria o caso de questionar a onisciência de Deus. Se ele sabia que seria salvo, como não ser agora?
2.6. Deus não pode mudar a nossa justificação sem afetar a sua presciência, predestinação e chamamento.
2.7. Deus é o princípio e o fim, o alfa e ômega (Ap. 22:13). Nós começamos e não terminamos, mas Deus, nunca. A obra que Deus começou não pode parar na metade do caminho. A salvação é obra de Deus, não é obra nossa. Foi Deus quem nos salvou.
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós 
há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Fp. 1:6

2.8. A nossa salvação está eternamente segura. Se depender de nós iremos falhar, mas a obra de começar é cumprida por ele e também a obra de preservar.
• Quem começou a obra da salvação? Se foi Deus. Ele vai terminar. Efésios diz que nós estávamos mortos. Você nunca podia ir até Jesus. Portanto foi Deus que foi até você. Portanto, se ele começou, ele vai terminar. 
• Por isso, nós podemos dizer que a salvação é terna. Que um crente pode ter certeza da salvação. Que uma vez salvo você é salvo eternamente. Porque Deus começou a obra ele mesmo é que vai concluir. 

F.T.: A terceira prova da salvação é que...
III - FOMOS FEITOS FILHOS DE DEUS
3.1. Que tipo de salvação recebemos? A salvação é uma obra de regeneração, ou seja, recebemos a vida de Deus. A salvação que você tem não é simplesmente o livramento do inferno. A Salvação envolve o novo nascimento. 
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
a saber, aos que crêem no seu nome.
Jo. 1.12
3.2. Somos nascidos de Deus. Recebemos o poder de sermos feitos seus filhos. Nascemos de novo pelo Espírito Santo de Deus. Ou seja, a natureza de Deus entrou em você. 
Todo aquele que CRÊ QUE JESUS É O CRISTO É NASCIDO DE DEUS; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
I Jo. 5:1
3.3. Quando um pecador crê no Senhor Jesus ele é salvo e Deus lhe dá uma nova vida.
Sabemos então que Deus nos gerou. Somos agora seus filhos. Como esse relacionamento pode ser desfeito?
Ilust.: Mesmo que seu filho seja rebelde, e envergonhe você, ainda assim continuará sendo seu filho.

3.4. O mesmo acontece entre nós e Deus. Recebemos o poder de sermos feitos filhos. Mesmo se tornamos desobedientes e indisciplinados ainda somos filhos de Deus, é uma questão de natureza e relacionamento. Não há mais como mudar isso.
3.4. A única alternativa para acabar com o relacionamento de pai e filho é pela morte de um dos dois. Sabemos que Deus não morre e agora que recebemos a vida eterna a morte também não tem mais poder sobre nós.
Depois que Adão pecou Deus colocou um querubim com a espada flamejante diante da árvore da vida. Deus fez isso para que Adão não comesse do fruto da árvore da vida e assim vivesse eternamente.
Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. 
Gn. 3:22
3.5. Se Adão comesse da Árvore da Viva, ele viveria eternamente no pecado. Ou seja, ele não morreria mais. Ou seja, aquele Querubim que impedia o acesso a árvore da vida, agora liberou o acesso a Deus. O caminho é Jesus. E quando ele come desse fruto da árvore da vida, ele nunca mais pode perecer. Por isso, que a ceia é comer a carne e beber o sangue de Cristo. O véu que separava, já não separa mais! 
3.6. Nós somos os redimidos. Nós hoje comemos do fruto verdadeiro da árvore da Vida que é Jesus e por isso recebemos a vida eterna e viveremos eternamente. Isso é um fato que não pode ser mudado.
3.7. Mesmo que morra a morte não é o fim, porque a ressurreição será triunfo final sobre a morte. Quando Jesus vier lá do túmulo, os mortos ouvirão a sua voz e se levantarão. Então mesmo lá no cemitério a vida está presente. 
• Isso não significa que esse filho não possa ser disciplinado se ele fizer coisas erradas. Mas uma vez que ele se tornou filho, será filho para sempre. Se você é filho, é bom ter temor do seu pai. Porque uma hora a vara pode vir. Mas nunca deixa de ser filho. 
• Isso é uma base onde edificamos a vida cristã! Deus só disciplina filhos!

F.T.: A quarta prova da certeza da salvação é que...
IV - SOMOS MEMBROS DE CRISTO
4.1. Quando fomos salvos não fomos apenas regenerados, mas nos tornamos um espírito com o Senhor (I Cor. 6:17). Além disso nos tornamos membros do seu corpo.
Mas aquele que se une (amalgamado) ao Senhor é um espírito com ele.
I Cor. 6.17
Ora, vós sois corpo de Cristo; e, INDIVIDUALMENTE, membros desse corpo. 
I Cor. 12.27
Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.
I Cor. 6.15
4.2. O texto está dizendo, que o nosso próprio corpo físico é membro de Cristo. Nossa mente natural nunca conseguirá compreender isso totalmente.
4.3. Quando um pecador se converte ele não apenas recebe a regeneração e a vida eterna, mas se torna unido ao corpo de Cristo para se tornar um membro de Cristo.
4.6. O corpo de Cristo não é apenas uma ilustração, ele é uma realidade espiritual, algo concreto.
De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; 
e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
I Cor. 12.26
4.7. I Cor. 12. 26 diz que se um membro do corpo sofre todos os outros sofrem com ele. Se um membro tiver de ir para o inferno então todos os outros membros sofreriam. Esta é a unidade do corpo de Cristo.
Maridos amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
Ef. 5.25-27
• A Igreja é o corpo de Cristo. O Senhor está purificando esse corpo pela água da Palavra até poder apresentá-lo igreja gloriosa sem defeito algum. Mas se um membro puder se perder então terá um corpo mutilado e não um corpo perfeito. O Senhor vai apresentar o corpo completo. Ele vai até o final. 
• Assim um membro do corpo não pode se perder jamais. Uma vez salvo, salvo para sempre.
• Mesmo que ele tenha que disciplinar, mesmo que ele tenha que nos tratar, mas ele vai nos levar até o final. 

F.T.: A quinta prova da certeza da salvação é que...
V - SOMOS CASA ESPIRITUAL DE DEUS:
5.1. Quando os cristãos individuais se reúnem eles se tornam um templo. Todo cristão é como uma pedra nesse edifício e o Senhor Jesus é o alicerce. Ele é fundamento, uma grande pedra e nós somos pequenas pedras edificadas sobre ele.
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”
I Pe. 2:5
5.2. Deus é um planejador e arquiteto e ele já separou o material para a edificação de sua casa. Nem uma pedra escolhida será perdida.
Edificava-se a casa com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.
I Rs. 6:7
5.3. Temos como ilustração a edificação do templo. As pedras eram cortadas e lapidadas na montanha assim na edificação não houve som de instrumentos de ferro. As pedras eram apenas encaixadas.
5.4. As pedras já vieram pré-moldadas. E o encaixa era tão perfeito que não cabia um fio de cabelo entre ele. Foi um projeto perfeito. Não tinha barulho de martelo. Porque cada pedra era exatamente o que deveria ser. Isso nos fala de uma obra de engenharia magnífica. 
• Será que os peritos de Salomão eram mais hábeis na edificação que o próprio Deus?
• Deus cometeria equívocos, quando assentasse uma pedra? Deus não saberia calcular?
• No Velho Testamento ele usou homens para edificar, mas no Novo Testamento Ele próprio edifica. Se estamos no templo de Deus nunca podemos perder-nos.
• Deus é um habilidoso construtor. Uma vez que ele é o arquiteto e você é parte dessa construção, não é possível Deus descartar você. 
• Nós não sabemos quem é salvo e quem não é. Temos algumas evidências. Também não estamos aqui para julgar quem é e quem não é. A nossa preocupação é dar para os que são salvos a paz e a certeza de que sua salvação não se perde. 

Conclusão: Não tenha medo de afirmar que a SALVAÇÃO É ETERNA. Muitas vezes essa tem sido a estratégia do diabo para levar a pessoa de vez ao pecado. Quando ela não tem a sua fé fundamentada em base sólida, e de repente vem a pecar. O primeiro pensamento que o diabo coloca é a dúvida sobre o ser ou não ser filho de Deus.
Veja que na tentação de Jesus por três vezes a estratégia dele foi a mesma: “Se tu és filho de Deus...” 
Mas quando você ouvir de novo a voz do Diabo, questionando se você nasceu de novo. Se de fato você é um filho de Deus, você irá responder para ele: “Ouça aqui satanás com pão ou sem pão eu sou filho de Deus”. A salvação é um presente de Deus, ninguém toma e ninguém 

Resumo da ministração do Pr Aluizio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário