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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CHARADAS BIBLICAS



1 - Qual o nome do homem que ficou mudo por não crer na promessa de Deus, 
que sua esposa teria um filho?
R: Lucas 1.20

2 - Quem subiu ao céu num redemoinho?
R: 2 Reis 2.11


3 - Quem foi o pai dos que possuíam gado e habitavam em barracas?
R: Gênesis 4.20


4 - Quantos maridos a mulher samaritana possuíra?
R: João 4.18


5 - Qual foi o primeiro animal que falou?
R: Gênesis 3.1


6 - Quem reinou na Judéia no lugar de Herodes?
R: Mateus 2.22


7 - Qual o nome da nora de Judá ?
R: Gênesis 38.11


08 - Onde foi que os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos pela primeira vez?
R: Atos 11.26


09 - Qual o nome da cidade que seu pecado está escrito com um ponteiro de ferro?
R: Jeremias 17.1


10 - Quem era o pai de Noé?
R: Gênesis 5.28-29


11 - Quais dos doze apóstolos, antes de se tornarem discípulos de Jesus eram
 discípulos de João Batista?
R: João 1.35-43


12 - Qual o discípulo que foi arrebatado para outro lugar na terra?
R: Atos 8.39-40


13 - Qual o profeta que por ordem de Deus, andou 3 anos despido e descalço
 para mostrar sinal e prodígio?
R: Isaías 20.2-3


14 - Qual profeta que rasgou a sua capa em doze pedaços?
R: I Reis: 11-30


15 - Qual era a profissão de Paulo antes de se dedicar totalmente ao evangelho?
R: Atos 18.3


16 - Qual foi a primeira mulher assalariada na bíblia?
R: Êxodo 2.8-10


17 - Na parábola do bom samaritano, Jesus disse que certo homem descia de
 Jerusalém para uma certa cidade, pergunto, que cidade era esta?
R: Lucas 10.30


18 - Quem foi a mulher que ungiu os pés de Jesus com bálsamo
 e enxugou com os cabelos?
R: João 11.2


19 - Qual era nome da cidade que Lazáro amigo de Jesus, 
e irmão de Marta e Maria nasceu?
R: João 11.1


20 - Como se chamava o local que existiam 12 fontes de água e setenta palmeiras?
R: Êxodo 15.27


21 - Qual foi o rei que morreu com uma doença nos pés?
R: 2 Crônicas 16.12-13


22 - Qual o nome do irmão de Golias, o geteu?
R: 1 Crônicas 20.05


23 - Qual foi o profeta que teve a visão de carros correndo furiosamente pelas ruas, 
como relâmpagos?
R: Naum 1.1 e 2.4


24 - Quem fez um machado de ferro flutuar?
R: 2 Reis 6.5-7


25 - O que as nuvens são de Deus?
R: Naum 1.3

Obs: Ideal para fazer gincana biblica

Fonte: http://www.pastorazevedo.com.br/

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Quebra- gelo (Motivação)

1- GARRAFA


Material:

Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).


Como Fazer:
1. O grupo deve sentar, formando um círculo.
2. O facilitador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente.
3. Quando ela parar estará apontando (gargalo) para alguém e, o facilitador dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa.
4. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.


Textos para trabalhar após este quebra gelo:
1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quebra-gelo (reflexão)

Q1-Quebrar Limites:

O que você vai precisar:
1 Caixa de Sapato ou semelhante
1 Bola de Papel ou de Plástico ( Tamanho semelhante a de tênis)
1 Cabo de vassoura, própia vassoura, ou algum matérial semelhante.
Este quebra-gelo se define em jogar a bola de papel para tentar acertar dentro da caixa, colocar uma marcação em uma certa distância da caixa, mas não dizer que é para jogar de traz da marcação, certamente eles irão fazer isto por instinto, aí quando for sua vez você pega a bola, chega perto da caixa e a coloca sem grandes dificuldades.

Mais Detalhadamente: 

Pegue o cabo de vassoura e coloque no chão para marcar de onde eles deveram jogar a bola de papel. Mas atenção.: Não fale de maneira alguma que a vasssoura esta marcando de onde eles devem jogar, faça isso rápidamente .
Depois pegue a caixa e fique em uma distância razoável da vassoura, e peça pra começarem de um a um tentar acertar a caixa. Crie um clima de competição.
Depois quando todos tiverem tentado, peça pra alguém segurar a caixa no seu lugar, aí você pega a bola de papel vai até próximo da caixa e simplismente coloca o papel dentro da caixa. 
Aí você diz: Eu mandei vocês jogarem a bola de papel, mas não falei que era pra jogar de traz do cabo de vassoura.
Moral: Muitas Vezes impomos limites, sendo que Deus tem muito mais para nós, mas nós ficamos de longe, apenas tentando, mas Deus nos da a oportunidade de chegar perto Dele e sermos mais íntimos dele, basta quebrarmos sempre os LIMITES.

2-Tirando os Olhos dos Problemas

O que você vai precisar:
1 folha de papel em branco
1 copo de água, exatamente pela metade
Dê a folha de papel em branco com um pontinho preto no meio para cada um dos membros da célula, e peça para que olhem para toda folha por uns dois minutos. Logo após pergunte o que viram (certamente dirão que viram o pontinho preto).
Recolha os papeis e dê o copo com água pela metade para cada um, peça para que olhe para aquele copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio, ou meio vazio (certamente dirão que está meio vazio).
Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos dos problemas (pontinho preto) e olharmos as soluções ao nosso redor (todo o restante da folha em branco), e deixarmos de ser negativistas (copo meio vazio) e passarmos a ser mais otimistas (copo meio cheio).

Moral: Devemos levá-los a crer em Deus mesmo nas circunstâncias difíceis, e nunca tirarmos os olhos de Deus.

3-Pessoas Balões

Objetivo: Reflexão sobre a vida; reflexão sobre as dificuldades em se superar críticas ou ofensas recebidas.

Material:
Um balão cheio e um alfinete.

Como Fazer:
a) O coordenador deve explicar aos participantes porque certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se parecem com os balões:
- Alguns estão aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm do que ar;
- Outros parecem ter opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa;
- Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios, prestes a explodir; basta que alguém os provoque com alguma ofensa para que (neste momento estoura-se um balão com um alfinete) "estourem".

b) Pedir que todos dêem sua opinião e falem sobre suas dificuldades em superar críticas e ofensas.


O AMOR ESTÁ NO AR!!!! (Esse quebra-gelo serve como descontração e reflexão também, é bem divertido)

Formar uma roda e dizer que um urso vai nos visitar hoje. (Um urso ou outro bichinho de pelúcia que vc tenha). Apresente o urso para todos e diga que eles podem fazer com ele o que eles quiserem um por um. Resultado: Abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim “n” situações. Quando o convidado (o urso) passou por todos. Diga que cada um deve fazer com a pessoa que esta a sua direita o mesmo que fizeram com o urso. Então com certeza vai dar muitos abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim “n” situações. No final de tudo a reflexão, a luz do grande mandamento e o cuidado com o próximo.
(O objetivo desses quebra-gelos, é fazer com que os participantes reflitam sobre determindas situações do seu dia-a-dia)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quebra gelo

1-GRAVANDO NOMES:

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um. 
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas. 

2-A LINGUA DOS SINAIS:

Escreva as frases abaixo em tiras de papel. Peça a alguns participantes que escolham uma tira e, por meio de gestos, "digam" o que está escrito no papel. Após cada apresentação, eles tentam adivinhar o que foi "dito" :

Cai fora! Eu te amo. Você poderia me ajudar, por favor? Eu não estou entendendo. Por que vc fez isto? Eu não acredito. Não foi culpa minha. Que chulé vc tem! Estou com medo. Não pegue isto. Vai me deixar só? Chame a polícia.

 Incremente o exercício fazendo com que os participantes dialoguem por meio de gestos. Podem usar estas frases ou criarem outras.

3-PASSANDO O CHAPÉU:

Divida a célula em 2 grupos formando uma fila. Dê então um boné ou chapéu para a primeira pessoa da fila. A brincadeira é fazer o boné chegar ao ultimo, passando de cabeça em cabeça sem usar as mãos,braços ou pernas.

4-PROVA DE EQUILÍBRIO:

Divida o grupo em duplas - em seguida faça a dupla sentar ao chão, de costas um para o outro, com os braços entrelaçados, com os pés para frente. Cada dupla deve levantar-se do chão o mais breve que puder...se puder é claro.
Obs:melhor fazer o quebra-gelo menina com menina e
Menino com menino

5-DO QUE ELES ESTÃO FALANDO? :

Separe dois membros do grupo - peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na frente dos outros sobre esse objeto, sem dizer o nome, até que todos descubram o nome.

6-PROVA DE DITADO:

Divide-se o grupo em duas equipes, colocando-se os mesmos um de frente para o outro. O chefe do grupo 1 diz um provérbio. Antes que ele possa contar até 10, o grupo 2 (no caso adversário) deve citar outro provérbio. Sempre que um dos grupos falhar perde um membro para o outro grupo, o qual irá juntar-se aos vencedores. Não vale repetir os provérbios. O jogo termina quando os jogadores estiverem todos num grupo, ou quando ninguém souber um novo provérbio. Neste caso ganha o grupo que apresentar maior número de membros.



7-FAÇA O QUE EU FAÇO:

Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que se lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.

8-NOME E QUALIDADE :

Cada membro da célula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro- perseverante. O 2ºdiz Lucia-linda e mais seu nome e qualidade. O ultimo terá que dizer o nome de todos e as qualidades.

9-QUE DESENHO É ESSE? :

Cada participante fará um desenho com o seu dedo nas costas da pessoa a sua frente.Você terá que adivinhar que desenho foi feito em você. Somente sairá da brincadeira quem acertar o desenho.

10-FAZENDO COMPRAS
Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar.
(O objetivo desses quebra-gelos é descontrair os participantes e fazer com que haja uma interação entre eles )


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CHARADAS BIBLICAS



1 - Qual o nome do homem que ficou mudo por não crer na promessa de Deus, 
que sua esposa teria um filho?
R: Lucas 1.20

2 - Quem subiu ao céu num redemoinho?
R: 2 Reis 2.11


3 - Quem foi o pai dos que possuíam gado e habitavam em barracas?
R: Gênesis 4.20


4 - Quantos maridos a mulher samaritana possuíra?
R: João 4.18


5 - Qual foi o primeiro animal que falou?
R: Gênesis 3.1


6 - Quem reinou na Judéia no lugar de Herodes?
R: Mateus 2.22


7 - Qual o nome da nora de Judá ?
R: Gênesis 38.11


08 - Onde foi que os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos pela primeira vez?
R: Atos 11.26


09 - Qual o nome da cidade que seu pecado está escrito com um ponteiro de ferro?
R: Jeremias 17.1


10 - Quem era o pai de Noé?
R: Gênesis 5.28-29


11 - Quais dos doze apóstolos, antes de se tornarem discípulos de Jesus eram
 discípulos de João Batista?
R: João 1.35-43


12 - Qual o discípulo que foi arrebatado para outro lugar na terra?
R: Atos 8.39-40


13 - Qual o profeta que por ordem de Deus, andou 3 anos despido e descalço
 para mostrar sinal e prodígio?
R: Isaías 20.2-3


14 - Qual profeta que rasgou a sua capa em doze pedaços?
R: I Reis: 11-30


15 - Qual era a profissão de Paulo antes de se dedicar totalmente ao evangelho?
R: Atos 18.3


16 - Qual foi a primeira mulher assalariada na bíblia?
R: Êxodo 2.8-10


17 - Na parábola do bom samaritano, Jesus disse que certo homem descia de
 Jerusalém para uma certa cidade, pergunto, que cidade era esta?
R: Lucas 10.30


18 - Quem foi a mulher que ungiu os pés de Jesus com bálsamo
 e enxugou com os cabelos?
R: João 11.2


19 - Qual era nome da cidade que Lazáro amigo de Jesus, 
e irmão de Marta e Maria nasceu?
R: João 11.1


20 - Como se chamava o local que existiam 12 fontes de água e setenta palmeiras?
R: Êxodo 15.27


21 - Qual foi o rei que morreu com uma doença nos pés?
R: 2 Crônicas 16.12-13


22 - Qual o nome do irmão de Golias, o geteu?
R: 1 Crônicas 20.05


23 - Qual foi o profeta que teve a visão de carros correndo furiosamente pelas ruas, 
como relâmpagos?
R: Naum 1.1 e 2.4


24 - Quem fez um machado de ferro flutuar?
R: 2 Reis 6.5-7


25 - O que as nuvens são de Deus?
R: Naum 1.3

Obs: Ideal para fazer gincana biblica

Fonte: http://www.pastorazevedo.com.br/

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Quebra- gelo (Motivação)

1- GARRAFA


Material:

Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante).


Como Fazer:
1. O grupo deve sentar, formando um círculo.
2. O facilitador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente.
3. Quando ela parar estará apontando (gargalo) para alguém e, o facilitador dará uma palavra de encorajamento ou estímulo à essa pessoa.
4. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente.


Textos para trabalhar após este quebra gelo:
1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quebra-gelo (reflexão)

Q1-Quebrar Limites:

O que você vai precisar:
1 Caixa de Sapato ou semelhante
1 Bola de Papel ou de Plástico ( Tamanho semelhante a de tênis)
1 Cabo de vassoura, própia vassoura, ou algum matérial semelhante.
Este quebra-gelo se define em jogar a bola de papel para tentar acertar dentro da caixa, colocar uma marcação em uma certa distância da caixa, mas não dizer que é para jogar de traz da marcação, certamente eles irão fazer isto por instinto, aí quando for sua vez você pega a bola, chega perto da caixa e a coloca sem grandes dificuldades.

Mais Detalhadamente: 

Pegue o cabo de vassoura e coloque no chão para marcar de onde eles deveram jogar a bola de papel. Mas atenção.: Não fale de maneira alguma que a vasssoura esta marcando de onde eles devem jogar, faça isso rápidamente .
Depois pegue a caixa e fique em uma distância razoável da vassoura, e peça pra começarem de um a um tentar acertar a caixa. Crie um clima de competição.
Depois quando todos tiverem tentado, peça pra alguém segurar a caixa no seu lugar, aí você pega a bola de papel vai até próximo da caixa e simplismente coloca o papel dentro da caixa. 
Aí você diz: Eu mandei vocês jogarem a bola de papel, mas não falei que era pra jogar de traz do cabo de vassoura.
Moral: Muitas Vezes impomos limites, sendo que Deus tem muito mais para nós, mas nós ficamos de longe, apenas tentando, mas Deus nos da a oportunidade de chegar perto Dele e sermos mais íntimos dele, basta quebrarmos sempre os LIMITES.

2-Tirando os Olhos dos Problemas

O que você vai precisar:
1 folha de papel em branco
1 copo de água, exatamente pela metade
Dê a folha de papel em branco com um pontinho preto no meio para cada um dos membros da célula, e peça para que olhem para toda folha por uns dois minutos. Logo após pergunte o que viram (certamente dirão que viram o pontinho preto).
Recolha os papeis e dê o copo com água pela metade para cada um, peça para que olhe para aquele copo por uns dois minutos também. Depois pergunte se o copo está meio cheio, ou meio vazio (certamente dirão que está meio vazio).
Depois de recolher os copos, fale sobre a necessidade de tirarmos os olhos dos problemas (pontinho preto) e olharmos as soluções ao nosso redor (todo o restante da folha em branco), e deixarmos de ser negativistas (copo meio vazio) e passarmos a ser mais otimistas (copo meio cheio).

Moral: Devemos levá-los a crer em Deus mesmo nas circunstâncias difíceis, e nunca tirarmos os olhos de Deus.

3-Pessoas Balões

Objetivo: Reflexão sobre a vida; reflexão sobre as dificuldades em se superar críticas ou ofensas recebidas.

Material:
Um balão cheio e um alfinete.

Como Fazer:
a) O coordenador deve explicar aos participantes porque certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se parecem com os balões:
- Alguns estão aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm do que ar;
- Outros parecem ter opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa;
- Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios, prestes a explodir; basta que alguém os provoque com alguma ofensa para que (neste momento estoura-se um balão com um alfinete) "estourem".

b) Pedir que todos dêem sua opinião e falem sobre suas dificuldades em superar críticas e ofensas.


O AMOR ESTÁ NO AR!!!! (Esse quebra-gelo serve como descontração e reflexão também, é bem divertido)

Formar uma roda e dizer que um urso vai nos visitar hoje. (Um urso ou outro bichinho de pelúcia que vc tenha). Apresente o urso para todos e diga que eles podem fazer com ele o que eles quiserem um por um. Resultado: Abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim “n” situações. Quando o convidado (o urso) passou por todos. Diga que cada um deve fazer com a pessoa que esta a sua direita o mesmo que fizeram com o urso. Então com certeza vai dar muitos abraços, beijos, apertos, jogar para o alto, bater, enfim “n” situações. No final de tudo a reflexão, a luz do grande mandamento e o cuidado com o próximo.
(O objetivo desses quebra-gelos, é fazer com que os participantes reflitam sobre determindas situações do seu dia-a-dia)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Quebra gelo

1-GRAVANDO NOMES:

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um. 
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas. 

2-A LINGUA DOS SINAIS:

Escreva as frases abaixo em tiras de papel. Peça a alguns participantes que escolham uma tira e, por meio de gestos, "digam" o que está escrito no papel. Após cada apresentação, eles tentam adivinhar o que foi "dito" :

Cai fora! Eu te amo. Você poderia me ajudar, por favor? Eu não estou entendendo. Por que vc fez isto? Eu não acredito. Não foi culpa minha. Que chulé vc tem! Estou com medo. Não pegue isto. Vai me deixar só? Chame a polícia.

 Incremente o exercício fazendo com que os participantes dialoguem por meio de gestos. Podem usar estas frases ou criarem outras.

3-PASSANDO O CHAPÉU:

Divida a célula em 2 grupos formando uma fila. Dê então um boné ou chapéu para a primeira pessoa da fila. A brincadeira é fazer o boné chegar ao ultimo, passando de cabeça em cabeça sem usar as mãos,braços ou pernas.

4-PROVA DE EQUILÍBRIO:

Divida o grupo em duplas - em seguida faça a dupla sentar ao chão, de costas um para o outro, com os braços entrelaçados, com os pés para frente. Cada dupla deve levantar-se do chão o mais breve que puder...se puder é claro.
Obs:melhor fazer o quebra-gelo menina com menina e
Menino com menino

5-DO QUE ELES ESTÃO FALANDO? :

Separe dois membros do grupo - peça que escolham um objeto na sala. Eles terão de conversar na frente dos outros sobre esse objeto, sem dizer o nome, até que todos descubram o nome.

6-PROVA DE DITADO:

Divide-se o grupo em duas equipes, colocando-se os mesmos um de frente para o outro. O chefe do grupo 1 diz um provérbio. Antes que ele possa contar até 10, o grupo 2 (no caso adversário) deve citar outro provérbio. Sempre que um dos grupos falhar perde um membro para o outro grupo, o qual irá juntar-se aos vencedores. Não vale repetir os provérbios. O jogo termina quando os jogadores estiverem todos num grupo, ou quando ninguém souber um novo provérbio. Neste caso ganha o grupo que apresentar maior número de membros.



7-FAÇA O QUE EU FAÇO:

Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que se lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.

8-NOME E QUALIDADE :

Cada membro da célula fala o seu nome um uma qualidade com a primeira letra do seu nome. Ex: o primeiro diz Pedro- perseverante. O 2ºdiz Lucia-linda e mais seu nome e qualidade. O ultimo terá que dizer o nome de todos e as qualidades.

9-QUE DESENHO É ESSE? :

Cada participante fará um desenho com o seu dedo nas costas da pessoa a sua frente.Você terá que adivinhar que desenho foi feito em você. Somente sairá da brincadeira quem acertar o desenho.

10-FAZENDO COMPRAS
Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?” Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias). Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar.
(O objetivo desses quebra-gelos é descontrair os participantes e fazer com que haja uma interação entre eles )